10 mitos e verdades sobre as receitas da sua vó

Desde muito tempo escutamos os conselhos dos mais experientes para tratar de assuntos desconhecidos. É aí que entra a nossa vovó na história, com aqueles conselhos super verídicos que ela aprendeu com a mãe dela, e que a mãe aprendeu com avó e por aí vai. Mas que se parar para pensar não existe nenhuma prova de que, tal ato pode fazer isso ou aquilo, mas como não desacreditamos é bem provável que obedeçamos às regras.

Quando você é inexperiente em algum assunto, você chama os mais vividos para dar a solução do que fazer, como fazer e por aí vai. Contudo, por isso acabamos por cair em crendices populares que surgiram há muito tempo atrás, mas que acompanhou até a geração dos mais velhos, por isso segue comigo e veja alguns conselhos que você já deve ter ouvido:

Crendices do passado

Veja os mitos e verdades de algumas teorias criadas no passado e que pode estar te influenciando até agora:

Leite com manga

Mito o leite com manga não faz mal quando misturados, além de ser uma combinação deliciosa não te dá dores de barriga. É dito que essa história começou ainda no período colonial, quando ainda havia escravidão no país.

O leite na época era mais caro do que as mangas, que na época de colheita se tinha muita abundancia da fruta. Para que os escravos não tomassem o leite para acompanhar a manga, os senhores costumavam a espalhar rumores que manga com leite fazia mal para o estomago e quem passasse mal era por que bebia o leite escondido e então haveria punição. Ninguém queria comprovar a tese e por isso foi se espalhando o mito.

Quebrar o espelho dá 7 anos de azar

Ainda no período colonial, época onde surgiu muitos mitos para que os escravos não dessem prejuízo, surgiu também que quebrar um espelho traria 7 anos de muito azar pois o acessório que acabará de ser inventado custava muito caro, no entanto quebrava com muita facilidade e era motivo de preocupação para os compradores da peça. Foi aí então que surgiu a crendice, ou seja, mais um mito.

Cortar o cabelo dependendo da lua

Não que propriamente seja um mito, pois a lua influencia e muito na nossa vida e na natureza, no entanto o que faz com que os cabelos cresçam mais rápido é sem dúvidas a maneira de como você cuida dele, não espere que seu cabelo cresça se você não tiver o mínimo de cuidado com as madeixas. Por isso ainda pode ser considerado um mito enquanto não for comprovado.

Chiclete gruda as tripas

O chiclete na natureza pode durar muito tempo, mas não no nosso organismo que possui ácidos o suficiente para dissolver alimentos bem mais resistentes. Então não se desespere se engolir um chiclete, exceto se você engasgar, está de boa. Mais um mito.

Cobrir os espelhos nos dias de chuva

Mito! Outra crendice criada muito no passado, pois antigamente acreditavam que o reflexo do espelho atraia os raios. Na realidade o que acontecia é que os espelhos de antigamente eram fixados a barras de metais, e era esse o motivo que provavelmente atraia os raios e não os espelhos.

Brincar com fogo a noite, irá fazer xixi na cama

Mais um mito criado para educar as pessoas. Essa crendice foi criada para que as crianças não brincassem com o fogo e dessa maneira não se machucassem. Além disso era uma maneira de dar um alerta a criança para não fazer xixi na cama se não apanharia.

Ficar descalça no chão frio, piora a cólica

Dizem por aí que é mito, no entanto não se é coisa da minha cabeça, mas quando estou com os pés no chão frio, minha cólica piora horrores por isso prefiro não arriscar. Mas vai de organismo para organismo né.

Pasta de dente na queimadura

Um mito bem grande, pois ainda dependendo da queimadura, os componentes químicos presente na pasta de dente pode ainda piorar o seu ferimento. O recomendado é ficar com um pouco de agua corrente para aliviar a ardência.

Entrar na agua depois de comer faz mal

Pela primeira vez uma verdade! Realmente comer e depois ir para a piscina pode dar congestão. Inclusive o ato fez com que um jogador de futebol morresse de congestão, pois logo após ter se alimentado de comidas pesadas foi para piscina. Portanto, piscina somente 2 horas depois de se alimentar.

Segurar o espirro pode matar

Mais uma verdade! A velocidade que o nosso espirro é liberado até 160km/h, então imagine a colisão interna que pode dar em seu corpo. Além disso o ato de trancar o espirro, pode fazer com que alguma veia da cabeça se rompa levando a morte. E se soltar o espirro bem rápido pode fazer com que você quebre uma costela. Espirre então confortavelmente.

Bom essas foram as curiosidades, não deixe de comentar se assim como eu você acreditava em algumas crendices que as pessoas mais velhas passavam para nós e que para eles ainda se trata de algo verídico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *