12 curiosidades sobre gatos para quem ama o felino

Gatos e suas manias

Os gatos são animais incríveis e com peculiaridades que merecem ser descobertas por vocês amantes do bichano. Portanto saber cuidar do seu pet é ter ele por muitos anos para fazer a sua alegria.

Quem tem gatos sabe o quanto esses felinos são independentes, e isso porque os gatos mesmo sendo domésticos possuem uma natureza mais selvagem do que os outros animais domesticados.

Por isso é comum ver o bichano tomando agua diretamente da torneira isso por que a agua da torneira é o mais próximo de uma correnteza, ou também se esconder em caixas, pois para ele é como um novo abrigo para se proteger contra outros animais.

Para vocês amantes de gatos, as dicas serão direcionadas para você. Saber mais sobre seu animal é de extrema importância pois, te ajudara a entender melhor como funciona certos comportamentos que eles possuem e consequentemente saber o que pode ou não fazer com eles.

Sobre os felinos

Há uma série de atitudes que podem deixar seu felino descontente, por mais que parece tentador provoca-los, não faça isso de modo algum. Os gatos se estressam por uma infinidade de coisas e mais assim como os humanos os gatos podem ter depressões devido ao estresse do dia a dia. Atualmente existem mais de 200 raças de gatos catalogadas e todas com características únicas e interessantes, por esse motivo se o seu bichano for de raça, pesquise mais sobre ele.

Gatos por si só são criaturas muito espertas e independentes, no entanto é importante você estar ligado nas dicas para que seu convívio com ele melhore ainda mais.

Não ficam tristes por não dar cria

Diferente dos humanos os gatos não têm a mesma concepção de que é necessário ter cria para que depois sejam castrados. Os gatos necessitam ser castrados para que consigam sossegar, além disso a castração previne o bichano de muitas doenças, como câncer por exemplo.

Os gatos e sustos não combinam

Apesar de expressar tranquilidade, os gatos sempre estão sempre atentos. Então quando você o assusta em um momento de vulnerabilidade dele, pode ser que ele perca a confiança na sua casa e consequentemente não conseguir relaxar fazendo com que ele fique estressado e em alguns casos ficar até doentes.

São curiosos

Gatos possuem uma natureza muito curiosa, por isso eles tendem a ser os primeiros a estrear uma cama nova ou um sofá, eles já deixam seu cheiro para que dessa forma já marquei seu território. Eles são muitos atentos a barulhos e são facilmente atraídos por coisas que se mexem.

São carentes

Pode não parecer, mas seu gato sem dúvidas sente muito a sua a falta. Gatos normalmente não demonstram o mínimo interesse em seus donos, no entanto isso não é verdade. Os felinos podem ficar até deprimidos caso fique sem ver seus donos. Por isso sempre que possível brinque com ele ou apenas o escove, isso se sombra de dúvidas deixara o bichano relaxado, e cada dia mais feliz com o ambiente no qual ele está vivendo.

Comida velha nem pensar

Quando se trata de comida os gatos sem dúvidas ganham no quesito de frescura. Portanto não deixe a comida dele o dia todo no potinho que ele se alimenta. A comida velha faz com que ele se alimente bem menos do que o habitual e fazendo isso faz com que ele nunca ganhe peso mesmo depois de castrado. Coloque comida somente quando ele pedir e se caso não consiga compre aqueles suportes que fazem com que a ração desça aos poucos no pote dele.

Sensor natural nos bigodes

Os gatos usam seu bigode como sensor de espaço, então jamais corte os bigodes dos felinos. Os gatos costumam se enfiar em vários lugares, contudo dificilmente ficam entalados, isso graças ao seu bigode pois ele sabe que se entrar em um lugar estreito e ele consegue sair depois. Sem os bigodes pode ser que ele entale em qualquer canto que ele se enfiar.

Presentes inusitados

Quem nunca recebeu de um felino um presente não muito encantador? Pois é gatos quando se sentem felizes com seus donos tende a dar uns presentinhos, tais como ratos, pássaros, insetos ou qualquer outra coisa que ele caçou. Para ele dar presentes assim são as coisas mais legais que ele poderia presentear pois custou seu tempo e a caça representa que ele se preocupa com você como por exemplo ‘’você não se alimentou hoje’’ então expresse felicidade e não brigue com ele.

Banhos em excesso nem pensar

Como se sabe, é raríssimo ver um gato que gosta de banhos, isso por que estar em um ambiente molhado tira toda a vantagem que ele tem sobre o solo, ou seja isso o deixa enfraquecido. Gatos por si só já são muito limpos então se deseja banha-los faça isso somente uma vez por mês e com isso você evitara com que ele seja um gato infeliz e aborrecido.

São rancorosos -gatos

Gatos são animais muitíssimos vingativos, então quando você grita com ele ou pior até bate, eles entendem que você está brigando com ele sem motivo algum e por isso se distância da sua presença. Por isso se você não quer ficar sem seu gato por vários dias fora de casa, eu sugiro a não brigar com ele.

Se mantem saudáveis enquanto descansam  

Os gatos podem dormir por até 16 horas no dia. Os gatos precisam dormir para poder relaxar o corpo e evitar estresse no dia a dia, então não os atrapalhem, deixam eles dormir tranquilamente e pode ficar tranquilo que você terá seu bichano feliz da vida.

Amam a natureza- gatos

Gatos possuem natureza selvagem, então uma boa sugestão para agrada-los é, ter diversos brinquedos de escaladas, bolinhas que eles possam correm atrás, a dica é para você que não deixa o bichano sair de casa.

Alimentação – gatos

Procure sempre raçoes que não possua cores chamativas, pois possuem uma alta quantidade de corantes e isso pode trazer diversos problemas de saúde para o seu gato. Então tenha em mente que ração colorida é sinal de perigo.

Contudo essas foram as curiosidades e dicas foram essas, por isso trate de começar a cuidar do seu gatinho hoje mesmo, e não se esqueça de que assim como os humanos os gatos podem adquirir várias doenças relacionadas ao psicológico, em caso de dúvidas sobre o comportamento dele procure um especialista, um veterinário é essencial na vida do seu animal de estimação.

Portanto não esqueça de manter o seu pet entretido, afinal ele é um membro da família e não pode ser deixado de lado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*