Os benefícios da canela para a saúde

A canela é um alimento muito poderoso quando se trata de benefícios para a saúde, além disso é bem provável que você não saiba disso, portanto continue comigo e veja todos os benefícios que a canela proporciona.  

Cinnamomun zeylanicum como é conhecida cientificamente, a canela é obtida por meio das cascas do tronco de uma árvore chamada Caneleira. A arvore possui uma cor marrom-avermelhada e tem um perfume bem fácil de identificar. A arvore é nativa do antigo Ceilão, atualmente se encontra o Sri Lanka, no sul da Índia.

Curiosidades    

A canela em termos de poder medicinal é muito benéfica para a saúde, principalmente pelo preço bem em conta, pois pode ser encontrada facilmente em qualquer supermercado e pela sua eficácia garantida.

Antes de mais nada, muitos países no passado cobiçavam essa especiaria, sendo ela o motivo de várias embarcações que seguiam para o Oriente, em especial para o Ceilão nos séculos entre XIV e XVI.

Assim, a canela juntamente com outras especiarias como o cravo, a pimenta-do-reino e a noz-moscada, eram utilizadas como moeda de troca para pagar dívidas sendo elas, impostos, dividas, acordos, dízimos para as igrejas e servia até mesmo como dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.

E por fim, hoje em dia ela é muito utilizada na culinária para chás, doces, salpicar em alguns pratos para dar um sabor afrodisíaco e também utilizar para dar um toque especial a receita. Além de essências de canela que podem virar perfume e produtos de limpeza. 

Além de tudo o que já sabemos a canela possui uma infinidade de benefícios para a saúde. Veja a seguir os benefícios da canela:

Possui poder antioxidante

A canela possui antioxidantes como Polifenóis, que nos protege de danos causados pelos radicais livres. Além disso estudos afirmam que a canela possui mais ações antioxidantes que o alho e o orégano, é tão poderosa que é capaz de conservar alimentos.

A melhor maneira de se conseguir esses antioxidantes é tomando o chá da canela.

Previne o câncer

O câncer é uma grave doença, devido ao crescimento descontrolado das células. No entanto a canela tem sido estudada por seu uso potencial para prevenir e tratar o câncer. No momento, os estudos estão limitados a experimentos a tubos de ensaio e estudos em animais, mas a base disso deu para se comprovar que os extratos de canela podem proteger contra o câncer.

Um teste realizado em camundongos com câncer de cólon deu para se observar que a canela é um potente ativador de enzimas que são capazes de desintoxicar o cólon, protegendo então contra o crescimento do câncer.

Previne doenças Neurodegenerativas

Essa doença é conhecida por causar perda nas funções das células cerebrais, a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer são os tipos mais comuns dessa doença.

A canela ajuda a inibir uma proteína no cérebro que cujo o acumulo pode estar fortemente associado a causa do mal de Alzheimer.

Acelera o metabolismo – canela

O aroma e o sabor da canela devem-se ao óleo que ela contém. Esse óleo possui uma substancia chamada de Cinamaldeído, sendo ela a responsável pelos benefícios da canela para com a saúde, e é essa substância que ajuda a acelerar o metabolismo.

Possui propriedades Anti-inflamatórias

Apesar da inflamação ser importante para o corpo, pois é ela que ajuda a combater a infecção e a reparar tecidos do nosso corpo, quando está a longo prazo pode ser mais do que incomoda, pois, essa ação pode ir contra aos tecidos bons do organismo. Assim, segundo os estudos feitos sobre a canela foi comprovado que seus antioxidantes têm poder anti-inflamatórios significativos. O chá é também a melhor maneira de se utilizar para ações anti-inflamatórias.

Reduz o risco de doenças cardíacas

A canela tem ações significativas sobre a doença que tem o maior índice de mortes prematuras no país. Para pessoas com diabetes tipo 2 a grama da canela tem um efeito positivo sobre os marcadores sanguíneos. E ainda reduz os níveis de colesterol total, colesterol LDL e triglicerídeos enquanto o colesterol HDL que é considerável bom se mante normalmente no organismo. E isso tudo utilizando apenas 120 miligramas por dia, e foi comprovado também que diminui a pressão arterial, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

Melhora a sensibilidade com a insulina – canela

A insulina é um dos principais hormônios que regulam o metabolismo e o uso de energia. Ela também é essencial no transporte do açúcar no sangue. No entanto algumas pessoas são resistentes a insulina, essas doenças são conhecidas como síndrome metabólica e diabetes do tipo 2, a canela tem o trabalho de auxiliar esse hormônio importantíssimo a fazer seu trabalho corretamente.

Combate fungos e bactérias

A substancia cinamaldeído presente na canela ajuda no combate de vários tipos de infecções. Portanto, sendo o óleo de canela muito eficaz para infecções respiratórias causadas por fungos, sendo também capas de inibir o crescimento de bactérias como Listeria e Salmonela, e também com seu poder antimicrobiano pode prevenir a carie dentaria e reduzir mau hálito.

Alivia em desconfortes menstruais – canela

O chá da canela tem o efeito garantido para o tratamento de cólicas menstruais. Um estudo foi feito com garotas que tomavam capsulas contendo 420 mg, e foi confirmada a redução do desconforto causados pela cólica como por exemplo, náuseas, vômitos e sangramento durante as primeiras 72 horas do ciclo, e o melhor, sem ter reações colaterais. Sendo uma poderosa aliada no tratamento da dismenorreia. 

Assim, para se aproveitar melhor os benefícios da canela, basta você adicionar um pouco em algumas de suas receitas ou mesmo fazer o chá que é muito bom para a saúde.

E por fim, vale ressaltar que se sentir algo de errado com a sua saúde é fundamental recorrer com um médico, receitas naturais servem como um complemento para o que for indicado pelo seu médico.

Então, o artigo foi esse e espero que você possa se beneficiar de todos os benefícios que tem para oferecer na sua saúde. Não deixe de comentar e deixar suas sugestões para novos artigos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*