Benefícios da laranja para a saúde

Se você é fã de laranja assim como eu, sem dúvidas vai amar saber que essa fruta além de saborosa é muito boa para a saúde também. Por isso eu decidi listar os benefícios e propriedades que a laranja possui, para que assim você continue sempre acrescentando essa fruta nas suas refeições.

A laranja é uma fruta cítrica e doce que é muito popular no Brasil, por ser uma fruta com o custo bem baixo, a laranja está presente na mesa de muitas pessoas e que pode ser consumida de várias formas como por exemplo: sucos, doces, bolos, e uma outra infinidade de alimentos produzidos a partir da fruta.

A laranja é uma fruta que além de ser muito gostosa, ela é também uma ótima aliada para a saúde o que faz com que ela seja a fruta favorita de muitas pessoas. Mas sem mais delongas vamos para os benefícios que a laranja traz para a saúde, acompanhe comigo:

Propriedades da laranja

  • Vitamina A

Boa para a pele, cabelo e unhas, a vitamina A é uma ótima aliada para a saúde e para a estética também.

  • Vitamina C

A vitamina C é responsável por ajudar o organismo a absorver o ferro no organismo e dessa forma evitar a anemia. Além de ser muito eficaz para combater gripes e resfriados.

  • Vitamina B

A laranja possui algumas vitaminas do complexo B capazes de colaborar com diversas partes do corpo, como por exemplo dar energia.

  • Magnésio

Fortalece o sistema imunológico, e ainda tem efeito analgésico para o estomago. Sendo uma boa opção para incluir alimentação.  

  • Flavonoides e Betacaroteno

Ajuda a combater o colesterol ruim, além de colaborar com outras diversas funções no organismo.

  • Oligoelementos

Aliada a combater a depressão e ainda melhorar o humor enquanto reduz o estresse. Mais um motivo para que você possa acrescentar a fruta na alimentação.

  • Fibras

As fibras são muito uteis para que nos saciemos com maior facilidade, podendo ser uma boa opção para quem deseja emagrecer.

  • Cobre

Ajuda na formação de algumas células sanguíneas, hormônios e enzimas antioxidantes, que são essenciais para a saúde da pele.

  • Cálcio

Além de fundamental para a saúde dos ossos, participa ainda na coagulação sanguínea e responsável impulsos nervosos.

Benefícios da laranja

Saúde cardiovascular

A laranja é uma ótima aliada para que tem problemas cardiovasculares, pois a laranja é rica em fibras, que faz com que o colesterol seja reduzido e diminua os incidentes de ataque cardíaco. Além disso a laranja conta com o potássio que também colabora com a prevenção de acidente vascular cerebral.

Dieta para emagrecer

A laranja é uma ótima aliada para quem deseja perder peso. Apesar da laranja ser uma fruta bastante calórica, sendo aproximadamente 60 calorias, ela possui fibras o que ajuda a saciar a fome, de maneira que você demore bem mais tempo para começar a sentir fome. No entanto ela é uma fruta calórica, então em alta quantidade pode trazer o efeito reverso do esperado.

Tratamento para diabetes do tipo 2

A laranja é também uma boa opção para ser acrescentada na dieta de quem tem diabetes do tipo dois, pois as fibras presentes na laranja farão com que os níveis de açúcar e insulina no sangue sejam controlados. No entanto é importante ter um consumo moderado da fruta, visto que sua quantidade de açúcar pode causar glicemia.

Artrite reumatoide

Assim, por conta das ações anti-inflamatórias que a laranja possui, foi comprovado que consumir o suco de laranja diminui muito o risco de adquirir artrite reumatoide.

Cálculos renais

Tomar cerca de meio litro do suco da fruta, reduz o ph da urina, isso porque o ácido cítrico é expelido com mais facilidade. Dessa forma os cristais de oxalato de cálcio que são responsáveis pela formação dos cálculos renais são drasticamente reduzidos.

Reduz o estresse

  • A laranja possui Oligoelementos e uma riqueza de vitaminas que contribuem com a redução do estresse e ainda melhora o humor.

Combate o colesterol

Portanto, por ser uma fonte de vitaminas, betacaroteno e flavonoides a laranja ajuda a combater o colesterol ruim, sendo uma ótima opção para pessoas que possuem colesterol muito alto.

A laranja é bem-vinda em diversos tipos de receitas e pode ser uma fruta que fara na sua saúde, por isso separei duas receitas com a fruta para que você possa estar fazendo em casa e saboreando com a família. Segue abaixo:

Receitas com laranja

Essa é uma receita na qual você consegue obter os benefícios da fruta e ainda é muito boa para quem está de dieta, pois é uma receita bem fit, segue a abaixo:

Mousse de laranja

  • 300 ml de suco de laranja;
  • 18 gramas de gelatina sem sabor;
  • 15 envelopes de adoçante;
  • 10 colheres de sopa de leite em pó desnatado

Assim, faça o processo de dissolver a gelatina normalmente como vem escrito na embalagem, depois basta bater tudo no liquidificador e deixar na geladeira por pelo menos 4 horas.

Molho de laranja

  • primeiramente, duas laranjas grandes
  • ½ colher de sopa de mel
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco
  • 1 colher de sopa de azeite
  • ¼ de pimenta preta fresca
  • ½ de sal rosa ou outro

E por fim, Bata todos os ingredientes até que todos fiquem bem misturados e depois é só utilizar em sua salada, que pode ser a de folhas ou legumes, em ambos fica muito bom.

Bom essas foram as curiosidades sobre a laranja e espero que depois desse artigo, a fruta se faça ainda mais presente na sua vida e na sua mesa. Não deixe de comentar e dar sugestões para novos artigos.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*