Benefícios da maçã para a saúde

A maçã é uma fruta muito conhecida de nos brasileiros e está presente em nossas mesas desde sempre. No entanto, mesmo estando a tanto tempo assim em nossas vidas, nós não conhecemos os reais benefícios da maçã e o que ela tem para oferecer a nossa saúde e como podemos inclui-la em nosso cardápio de outras maneiras.

Para que você possa se inteirar desse assunto é preciso que você continue comigo, pois estarei listando as propriedades e benefícios que a maçã tem para te oferecer. Além disso conheça um pouco mais sobre a fruta que deveria estar na sua mesa para refeições todos os dias. Segue comigo logo abaixo e veja as propriedades da maçã:

Propriedades da maça para a saúde

Flavonoides

Relacionadas as ações antioxidantes em nosso organismo e as ações anti-inflamatórias.

Ácido málico

Possui a capacidade de nos dar energia.

Pectina

Fibra presente na casca, que ajuda a reduzir a fome e proporcionar saciedade.

Quercetina

Um antioxidante que se situa na polpa da fruta e que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Vitaminas

A, B1, B2, C e K

Ferro

Sem esse mineral é bem provável que você desenvolva anemia.  

Fosforo

Colabora com a formação de diversas proteínas, da manutenção muscular e ainda trabalha em conjunto com o cálcio na proteção de ossos e dentes.

Niacina (vitamina B3)

Responsável por eliminar toxinas do organismo.

Benefícios da maçã para a saúde

Reduz o colesterol ruim

Graças a pectina presente na maçã é possível que os níveis de colesterol ruim, caiam drasticamente e para quem tem o problema é importante incluir a fruta em seu cardápio. No entanto vale lembrar que a pectina está nas fibras da casca da fruta e se ela for tirada, ela perdera toda a pectina capaz de reduzir o mau colesterol.

Ajuda a emagrecer

Para quem está na luta querendo emagrecer, a maçã é uma fruta que você necessita acrescentar no cardápio. Isto porque a maçã é uma fruta que possui muitas fibras em sua casca e por esse motivo pode ajuda a ter saciedade e menos a necessidade de comer o tempo todo.

Protege a voz e a garganta

A maçã é rica em taninos e flavonoides, fitonutrientes que atuam com ação adstringente no organismo e por esse motivo proporciona uma limpeza na faringe e boca, resultando em saúde para a voz e a garganta.

Evita o envelhecimento precoce

A maça possui em sua composição antioxidantes que atuam no combate dos radicais livres, responsáveis por prejudicar as células do nosso corpo. Os radicais livres são a principal causa de envelhecimento precoce.

Fortalece o sistema imunológico

As vitaminas presentes na maça como a vitamina C e a quercetina são ótimas aliadas a fortalecer o sistema imunológico e deixa-lo mais resistente a vírus como a gripe por exemplo, sendo uma boa opção para acrescentar nas suas refeições.

Ajuda o sistema digestivo

Devido a sua alta quantidade de taninos, pectina, ácido málico e flavonoides a maçã se torna um alimento muito bom para tratar e prevenir problemas do sistema digestivo, como por exemplo diarreias, constipação intestinal entre outros problemas relacionados ao sistema digestivo.

Previne o derrame cerebral

Foi comprovado que as pessoas que consomem maçã regularmente, possuem menos chance de desenvolver doenças como o derrame cerebral. E isso graças ao alto teor de fibras, vitaminas, flavonoides entre outros benefícios que a maçã possui.

Ajuda a combater a anemia

A maçã possui uma alta concentração de ferro e por esse motivo ela contribui com a prevenção da anemia que é a deficiência de ferro no organismo. Além disso para as pessoas que possuem anemia é muito importante acrescentar a fruta na alimentação.

Cérebro e ossos fortes e saudáveis

A maçã possui um alto teor de fosforo que ajuda no fortalecimento dos ossos e sistema nervoso, por isso é importante acrescentar a fruta no seu dia-a-dia para manter seus ossos e cérebro saudáveis.

Melhor maneira para consumir a maçã

A melhor maneira de consumir a maçã é sem dúvidas ela com casca e tudo. A maçã é uma fruta saborosa e não necessita de nenhum cozimento, mesmo porque quando a maçã é utilizada em pratos cozidos ela perde boa parte de seus nutrientes. Uma boa opção é fazer salada de fruta com a maça ou até saladas salgadas com a fruta, também é muito bom.

Essas foram as curiosidades sobre a maçã e os benefícios que ela pode te proporcionar para a nossa saúde, espero que tenha gostado do artigo e não deixe de comentar com suas sugestões para novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *