Benefícios da respiração profunda

É muito importante para a saúde saber se concentrar e controlar a sua respiração, mas infelizmente não aprendemos isso desde berço e necessário que aprendamos a fazer tais exercícios com o tempo para que possamos tornar esse ato uma rotina em nossa vida.

A respiração é fundamental para que possamos oxigenar nosso corpo corretamente e por esse motivo é importante que você aprenda algumas técnicas para melhorar a maneira de como você respira, que, no entanto, é uma respiração superficial e que não oxigena as células da maneira necessária podendo acarretar muitos malefícios para a saúde, como ansiedade, estresse, cansaço e dores de cabeça.

Portanto veja agora os benefícios que a respiração pode te oferecer, e depois comece a praticar em sua casa para que dessa forma você trabalhando seu corpo de maneira correta e a te dar benefícios.

Benefícios da respiração profunda

Alivio do estresse

Não é à toa que a maioria das sessões de relaxamento são focados em respiração profunda, isso porque respirar realmente relaxa e é fundamental para que o corpo relaxe e você tenha a sensação de alivio no corpo e na mente.

Portanto é muito importante que você saiba como respirar corretamente para que dessa forma você possa estar aliviando o estresse e problemas relacionados a ele, como por exemplo ansiedade e depressão que tem sido um dos grandes problemas desse século.

Boa digestão dos alimentos

Com a respiração profunda é bem provável que você consiga ter uma digestão correta e melhor dos alimentos, visto que a oxigenação das células é fundamental para mantermos nosso corpo em harmonia e saudável.

Ao respirar profundamente é possível fazer uma ‘’massagem’’ no abdômen, o que ajuda na formação do bolo fecal e faz com ele seja expelido corretamente, além disso é importante respirar profundo, para o caso de você estar sofrendo de constipação e prisão de ventre. Portanto, respirar corretamente se torna um grande aliado para o intestino.

Calmante natural

É comprovado por nós mesmo a eficácia da respiração para acalmar os ânimos, afinal não é difícil escutar alguém te falar ‘’respire fundo’’ quando estamos em uma situação de desespero ou de nervoso mesmo.

É importante saber respirar corretamente para você que sofre de agitação e muitas vezes não consegue dormir à noite, pois sente que suas pernas ainda estão trabalhando e por esse motivo é importante saber controlar a respiração para que possa estar se sentindo mais calmo e relaxado.

Capacidade pulmonar

Respirar profundamente ajuda os brônquios a dilatarem e a passagem de oxigênios ser muito maior e por esse motivo o aumento da capacidade pulmonar é consideravelmente aumentada, além disso é importante a respiração profunda para que os brônquios se acostumem a aumentar sua capacidade.

Contudo é muito importante que você possa estar treinando técnicas de respiração para que dessa forma seja possível que seu organismo trabalhe corretamente até mesmo quando você estiver inconsciente.

Metabolismo celular

As células bem oxigenadas, irão trabalhar corretamente e por esse motivo as células tendem a ter uma vida maior e mais útil. É importante que lembrar que as células são alimentadas basicamente por oxigênio e por esse motivo a respiração torna-se fundamental para que as mesmas possam estar tendo um maior desempenho em seu organismo.

Saúde do coração

A boa respiração é responsável por proporcionar uma vida saudável ao coração e por esse motivo é importante que esteja sendo aderida a pratica em seu dia-a-dia. O coração é responsável por bombear sangue para que desse modo as células do nosso corpo possam trabalhar corretamente.

Portanto é possível com respiração que o seu coração fique menos estressado, visto que ao respirar corretamente, ele terá que trabalhar menos para oxigenar corretamente o corpo.

Eliminação de radicais livres

Como dito anteriormente é possível que ao respirar corretamente as células prolonguem a sua vida útil e preservação das suas capacidades para com o nosso corpo. Os radicais livres têm a função de oxidar nossas células, deixando-as inúteis ou até mesmo fazer com que temos uma maior perda de células em nosso organismo. A boa respiração ajuda a eliminar os radicais livres e fortalecer as células em nosso organismo, que é o grande vilão por trás do envelhecimento precoce.

Preservação da função cognitiva

É possível com uma boa respiração que o nosso cérebro trabalhe corretamente visto que ele é o órgão que mais precisa de oxigênio para que funcione de maneira eficaz e por esse motivo, é importante que ele seja bem oxigenado, mas termos um bom desempenho a respeito de memória, fala, e funções simples de raciocínio.

Controle nos impulsos

Até mesmo quando estamos bravos, costumamos contar até dez, para que nesses segundos possamos conseguir respirar fundo e não partir para agressão. Isso porque com um cérebro oxigenado é bem provável que você consiga raciocinar corretamente, antes de tomar uma decisão.

 Uma pessoa que respira corretamente, é bem provável que consiga pensar corretamente antes de cometer qualquer ação impensada. Além disso é possível se manter tranquilo e relaxado até mesmo quando está tenso em alguma situação, como por exemplo a entrevista de um emprego.

Esses foram os benefícios para que você comece a respirar profundamente, por pelo algumas horas de seu dia, para que assim você possa estar saudável, mais calma e com melhor capacidade de raciocinar, portanto não deixe de comentar e de dar sugestão para novos artigos que gostaria de ver por aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *