Benefícios do chocolate meio amargo para a saúde

É bem raro existir algum mortal que não goste dessa iguaria o chocolate é o melhor amigo para todas as horas e não temos horário para apreciarmos esse doce tão conhecido e maravilhoso que caiu no gosto popular.

Há uma variedade imensa de chocolate no mercado hoje em dia, no entanto os que possui benefícios requer um tempo maior para escolher os que possuem os atributos que tenhas são necessários em um chocolate de qualidade. Mas antes entendo o processo.

Curiosidades sobre o chocolate

O chocolate como já se sabe deriva-se de um fruto com nome popular de cacau e o processo ocorre com a secagem de suas castanhas que passa por alguns processos antes de chegar no mercado do consumidor final. Originalmente o chocolate era produzido como o café, fazendo uma bebida com sabor forte e amargo, muitíssimo apreciado no passado. Com o passar dos anos o chocolate foi passando por um processo de adaptação para o paladar de todos e hoje em dia se transformou em um produto muito consumido e apreciado por todos os tipos de pessoas.

O chocolate se popularizou tanto que hoje em dia existe trabalhos de provadores de chocolate, para que ele possa ser aprovado por diferentes paladares de todos os tipos de público de diferentes idades, devido a esse processo o chocolate tem perdido a maior parte dos seus benefícios.

Tipos de chocolate comercializados no mercado:

Chocolate ao leite

Segunda forma do chocolate a ser consumida, ele passa por alguns processos e misturas para se adequar ao paladar de quem prefere um pouco mais de açúcar do que amargo que por sinal só é perceptível se degustar apreciando-o.

Chocolate amargo

O chocolate amargo é quando possui até 50% de cacau em sua composição e são os com sabores mais característicos do chocolate que em si é mais amargo, pode ser encontrado em outros valores de cacau em sua composição como 70%, 80% e 100% que é encontrado apenas em pó.

Chocolate branco   

Apesar de não possui coloração e nem o sabor tradicional amargo do chocolate tradicional, ainda pode ser chamado de chocolate pois é feito com manteiga de cacau, diferente dos outros que são produzidos com a massa da fruta.

O ideal para se conseguir os benefícios é sem dúvidas o meio amargo que possui pelo menos 50% de cacau, o que faz com que os benefícios do cacau ainda estejam presente em sua composição, diferente dos outros que possuem mais gorduras nocivas para o nosso organismo e que, no entanto, são mais prejudiciais do que benéficos para a saúde.

Benefícios do chocolate

Aqui estão os benefícios do chocolate, para te inspirar em comer a iguaria cada vez mais e acrescenta-la em suas sobremesas. Segue abaixo:  

Aumenta o colesterol bom HDL

Pode ser um ótimo aliado na hora de diminuir com o colesterol ruim do nosso organismo, e aumentar o bom colesterol.

Melhora a função cerebral

Por conter cafeína o chocolate ajuda a estimular o bom funcionamento do cérebro o que ajuda na memória e estimula a inteligência, relacionado a um melhor aprendizado e capacidade de memorizar, além disso previne doenças como o Alzheimer.

Câncer de intestino

Antes de mais nada, moléculas presentes no cacau, chamadas de procianidinas possuem propriedades antioxidantes e que servem como protetor de células das degenerações do tumor que causa o câncer de intestino. Então pessoas que consomem de maior porcentagem de cacau podem ter uma menor chance de desenvolver a doença.

Faz bem para o coração

E por fim, uma pesquisa feita na Suécia descobriu que a versão amarga pode inibir uma certa enzima no nosso organismo que é conhecida por aumentar nossa pressão arterial, isso devido a catequinas e procianidinas, antioxidantes presentes.    

Diminui a fome

Se consumido corretamente o chocolate pode colaborar com a dieta, pois por conter gorduras, ele proporciona sensação de satisfação. Pode ser utilizado para reduzir a fome durante o dia.

Protege a pele do sol

Graças aos seus flavonoides o chocolate ajuda a proteger a pele dos raios UV, mas claro que é necessário um protetor solar para se proteger completamente, é uma opção mais gostosa.

Bem-estar

Assim, segundo alguns cientistas a iguaria é capaz de aumentar a produção de endorfina e dopamina no organismo, ambas as substancias estão relacionadas ao relaxamento do corpo e ao bom humor, sendo uma boa opção de lanche na hora do estresse.

Na gravidez

Assim, durante a gravidez o consumo pode prevenir a pré-eclâmpsia (hipertensão). Portanto, conseguiram fazer até uma estimativa, senda ela que 40% das mulheres gravidas que comem pelo menos 5 vezes na semana, tem menos chance de desenvolver essa doença.

Beleza

O chocolate pode ser utilizado para o preparo de máscaras e para o cabelo, pois suas propriedades antioxidantes são bastante benéficas para a regeneração das células da pele e do cabelo.

Contudo, os benefícios do chocolate foram esses, e é claro que se você gosta de chocolates dos mais doces como o branco e ao leite, é importante que você os substitua por pelo meio amargo que é o único capaz de oferecer benefícios.

Além disso, possui alguns tipos de gorduras que em excesso pode aumentar o peso relativamente, e para a dieta isso não é bom. A dica então é saber aproveitar com moderação, consumindo cerca de 3 quadradinhos de uma barra por dia.

Comer aquele chocolate que você tanto ama não faz mal, e pode ser uma ótima companhia para as mulheres que também sofrem com cólica pois sem dúvidas a deixará bem mais animada.

Já tem a sua fração para hoje? Espero que tenha, para que dessa forma você possa estar desfrutando de uma deliciosa iguaria e com ótimos benefícios. Qualquer dúvida ou sugestão de artigos deixe nos comentários.   

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*