Benefícios do orégano para a saúde

Você acredita que muitas vezes possuímos super alimentos dentro de casa e nem sabíamos Pois bem que o orégano é um desses super alimentos que devem fazer parte da nossa rotina, afim de nos proporcionar uma melhora relativa na nossa saúde.

O orégano é um tempero muito conhecido na culinária de muitos países, e não é diferente aqui no Brasil pois utilizamos o orégano para dar um toque final em muitas das nossas receitas. É quase que inevitável não acrescermos um pouco de orégano na nossa pizza ou carnes cozidas, isso porque ele possui um sabor característico e um cheiro que também é muito peculiar a facilmente identificado, por isso é tão querido na nossa cozinha.

No entanto o orégano não é importante apenas para dar uma temperada nas nossas receitas e sim também auxiliar na nossa alimentação como um poderoso alimento que possui diversos benefícios para a nossa saúde. Segue abaixo e veja as propriedades e benefícios que o orégano traz para a nossa saúde. 

Propriedades do orégano

O orégano tem origem mediterrânea e é um alimento rico em diversos minerais sendo eles fundamentais para a nossa saúde. Veja abaixo as principais propriedades do orégano:

Polifenóis

A maior parte do óleo presente no orégano é composto por dois polifenóis o carvacrol e uma pequena parte de timol. Esses polifenóis possuem propriedades com características antissépticas, anti-inflamatórias, e ainda contribuem para a perda de peso.

Vitaminas

Possui as vitaminas: A, C, K e complexo B;

Minerais

Possui os minerais como o cálcio, zinco, magnésio, manganês, cobre, ferro e potássio.

Ômega três

Terpeno, pineno, borneol, linalol e terpineno

São óleos essenciais com propriedades antivirais, anti-inflamatórias, antissépticas e anestésicas.

O orégano possui propriedades em tanto, contudo veja a onde o mesmo pode atuar no nosso organismo e qual a melhor maneira de aproveitar todos os seus benefícios:

Benefícios que o orégano proporciona a saúde

Antioxidante

Assim, o orégano possui em sua composição antioxidantes que protegeram o seu corpo dos radicais livres, que visam destruir células boas, com o poder 30 vezes maior que a maça em antioxidantes, auxilia no tratamento de diversas doenças, inclusive o envelhecimento precoce.

Perda de peso

Graças a um de seus compostos ativos como o carvacrol, é um ótimo aliado para quem deseja perder peso, isso porque essa substancia ajuda a modelar alguns genes e ajuda na redução da inflamação do tecido adiposo. Então se você deseja emagrecer, pode ser um grande aliado na redução das medidas, no entanto só não o associe a pizza, para não tirar o foco. 

Regula a menstruação

Além de ser um grande aliado na hora de aliviar as cólicas menstruais, o orégano, quando consumido com certa frequência pode ajudar a regular a menstruarão e ainda prevenir a menopausa precoce, sendo então um ótimo aliado para aqueles dias ruins.

Diminui as dores musculares

O orégano possui propriedades que são muito eficientes para se livrar das dores musculares, sendo muito bom para pessoas que praticam esportes e desejam ter uma recuperação mais rápida após os treinos, no entanto para ter os benefícios a melhor maneira de utiliza-lo é o seu óleo para poder fazer massagem.

Auxilia na digestão – Orégano

Na forma de óleo o orégano estimula a secreção de bile pelo fígado, entre outras funções a bile auxilia na hora de reduzir as gorduras ruins do organismo, agindo como um detergente capas de permitir a entrada de nutrientes com maior facilidade.

Além disso também colabora com a azia, sensação de estufamento que ocorre depois das refeições e a flatulência. 

Bactericida e fungicida

Bem como o óleo do orégano ajuda a combater doenças relacionadas a bactérias e vírus, segundo um estudo feito sobre as propriedades do óleo pode se afirmar eficácia do mesmo contra a bactéria salmonela e a coli relacionadas a infecção que causa a intoxicação alimentar.   

Prevenção do câncer – Orégano

Antes de mais nada, as folhas frescas possuem uma grande quantidade de fibras que contribuem com a bile a se ligar em toxinas e a eliminar através do intestino, com essa ação o organismo obriga o colesterol a produzir sais biliares que reduz o colesterol e as chances de contrair câncer de colón.  

Controla ataques de asma

As propriedades do orégano também possuem grande efeito na limpeza dos pulmões, contribuindo também com a limpeza das vias respiratórias e tubos bronquiais. E esse processo de limpeza contribui para o alivio da asma, caracterizada pela falta de ar.

Previne a gripe – orégano

O orégano também contribui para o aumento da nossa imunidade, fazendo com que previna ações virais como a gripe e resfriados, caso haja suspeita de uma gripe, pingue três gotas do óleo de orégano em um copo de agua e beba antes de fazer suas refeições, pois ajudará a prevenir a gripe.

Saúde do coração – Orégano

Contudo, ele possui quantidades significativas de potássio, que é muito importante para a manutenção das células e líquidos corporais, o potássio também ajuda a controlar a pressão artéria e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo do sódio. E por fim, o ômega 3 e os antioxidantes também colaboram com diminuição da inflamação que pode causar doenças cardíacas.

Bom essas foram as qualidades e benefícios que o nosso tempero queridinho pode nos oferecer afim de contribuir com a nossa saúde, portanto não deixe de comentar suas sugestões de para novos artigos que deseja ver por aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*