Benefícios do tomate para a saúde

É muito importante sabermos quais melhores alimentos para acrescentarmos a nossa alimentação diária e o tomate é um desses , isso porque podemos atribuir muito mais benefícios a nossa saúde e dessa forma estar cada dia mais saudável e com o conhecimento sobre os alimentos que nos proporciona ainda mais saúde.

O tomate é fruta capaz de nos atribuir muitos benefícios e por esse motivo eu decidi escrever todos os benefícios que ele pode nos atribuir de forma a colaborar com a nossa saúde e ainda enriquecer ainda mais os nossos pratos no nosso dia-a-dia.

O tomate é uma fruta muito conhecida no mundo e é utilizada para diversos fins, no entanto quando se trata de saúde o tomate ainda é pouco conhecido e deve ser acrescentado da maneira correta na nossa alimentação, para que dessa forma possamos receber todos os nutrientes que essa fruta maravilhosa tem a nos oferecer.

Propriedades do tomate

  • Rico em licopeno
  • Possui uma alta quantidade de vitaminas A B e C
  • Ácido fólico, potássio, cálcio que são minerais essenciais para a nossa saúde.
  • É um alimento de baixa caloria
  • O tomate quando vermelho, possui mais nutrientes do que quando está verde

Tais benefícios presentes no tomate podem ser revertidos para a nossa saúde de maneira impressionante, fique comigo e veja abaixo os benefícios para saúde que o tomate oferece:

Benefícios do tomate para a nossa saúde

Prevenção do câncer

O tomate é rico em licopeno, sendo essa substancia presente na fruta um ótimo aliado na prevenção de vários tipos de câncer, como de pâncreas, pulmão e próstata. Um estudo afirma que o consumo da fruta regularmente pode ser visto como um grande aliado para o tratamento da doença.

Saúde do coração

Graças as substancias que estão presentes no tomate, como a vitamina C, licopeno e seus antioxidantes é possível ter uma melhor circulação e oxigenação do sangue, o que previne muitas doenças relacionados a circulação sanguínea e o coração. O consumo regular da fruta pode ser um grande aliado contra doenças cardiovasculares e os riscos de infarto.

Tomate previne a hipertensão

O potássio presente no tomate é um grande aliado na hora de controlar a pressão arterial, portanto se você sofre de pressão alta, é muito importante conseguir.

encaixar o tomate na sua alimentação para que dessa forma a substancia possa colaborar com a prevenção da hipertensão, entre outras doenças como artrite, problemas digestivos e derrame.

Controle e redução da diabetes

O tomate é uma boa opção para quem tem diabetes pois em sua composição existe um mineral chamado cromo, no qual atua diretamente no controle de açúcar no sangue. Por isso é interessante ter bastante tomate na alimentação para controlar a diabete.

Saúde da pele e do cabelo

Contudo, para quem é fã de alimentos que contribuem com a nossa estética, o tomate é um ótimo aliado para pele e cabelo, a vitamina A presente na fruta é quem proporciona os benefícios para eles, sendo a vitamina essencial para o fortalecimento de nosso cabelo e antioxidantes para renovar e proteger nosso organismo dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

Proteção e combate da inflamação

Aliado da dieta de perda de peso

Além de pouco calórico o tomate é uma fruta que possui muitas fibras, o que nos ajuda a saciar a fome de maneira mais efetiva além disso, o mesmo com um tamanho médio possui cerca de 20 calorias, sendo relativamente pouco e que pode ser sem dúvidas um ótimo aliado para quem deseja perder peso.

Estimulo da formação de massa muscular

A tomatidina é um componente presente no tomate que previne a atrofia muscular e ainda colabora com a formação de uma nova massa muscular, sendo então indispensável para quem está na academia tentando adquirir massa muscular.

Complexo vitamínico

Quem precisa de complexos de vitamina quando se tem o tomate para ajudar a repor as vitaminas e minerais no organismo? Pois saiba que incluir essa fruta é de fato muito bom, pois além de ser em conta é ainda muito rica em vitaminas e minerais que necessitamos no nosso organismo.

Prevenção e combate ao cálculo renal – tomate

Por fim, o consumo moderado do tomate pode ajudar a limpar e desintoxicar o organismo e evitar o surgimento e combater o cálculo renal, isso graças aos seus antioxidantes e poder diurético que ajuda a expelir as pedras presentes na uretra. No entanto ele possui potássio, substancia que contribui para o surgimento dessas ‘’pedras’’ por esse motivo deve ser consumido em pequenas quantidades.

Então, o artigo sobre os benefícios foi esse e espero que tenha aprendido sobre a quantidade imensa de benefícios que ele pode te proporcionar para a nossa saúde e começar a colocar mais dessa fruta no seu cardápio.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*