Dicas caseiras para diminuir as dores no corpo

Antes de mais nada, é muito comum que passemos por dores, esse desconforto, podendo acontecer em todas as idades, isso devido a diversas ações do nosso cotidiano seja na academia, faxina, resfriados ou dias muitos agitados. Enfim se livrar dessas dores parece um tormento e muitas as vezes temos de ir atrás de remédios analgésicos.

Contudo há na sua casa muitos alimentos que você nem imagina, mas que pode resolver os seus problemas de maneira bem simples e o melhor de tudo sem gastar horrores com farmácia. Por esse motivo é importante que você os conheça e comece a acrescenta-los a sua rotina, dessa forma ficará mais fácil do que nunca se preparar para desconfortos como esses.

Continue lendo e saiba os tratamentos caseiros que você pode estar utilizando para aliviar as dores no corpo. Contudo, antes de mais nada, fique de olho nas causas que podem levar a uma dor no corpo todo:

  • Apendicite
  • Gripe ou resfriado
  • Estresse e ansiedade
  • Falta de vitamina D
  • Anemia
  • Fibromialgia 
  • Dificuldades para dormir

Apendicite

Apesar se ser raro, uma apendicite pode apresentar dores por todo o corpo acompanhado de mal-estar, podendo ocorrer antes mesmo de aparecer a dor característica da apendicite que é dor no lado inferior direito do abdômen. Para ver se é esse o problema basta apenas deitar de barriga para cima e pressionar a parte onde se situa o apêndice e depois soltar, caso haja dor intensa é recomendado procurar um médico para prosseguir com o tratamento. 

Gripe ou resfriado

A dor no corpo é o primeiro sintoma a se surgir nos casos de gripes e resfriados, surge antes mesmo de coriza e garganta inflamada. A dor pode ser no primeiro e segundo dia ou até a gripe acabar.

Estresse e ansiedade

Quando o corpo se encontra muito pressionado com o estresse é comum o organismo ficar enfraquecido e assim mais apto a contrair vírus e inflamações causadas por vírus e bactérias. E é comum sentir-se mais enfraquecido e com dores por todo o corpo, principalmente na parte da tarde depois de algum trabalho ou longe de descanso.

Falta de vitamina D

A vitamina D é essencial para que possamos absorver o cálcio no organismo, pois é através desse mineral que conseguimos manter funcionando perfeitamente nossos rins, coração e até os músculos do nosso corpo.

Anemia – dores

Assim, a anemia é devido a deficiência de ferro no organismo, além de sensação de cansaço extremo é comum a dor no corpo todo. Portanto, nesses casos é necessário a procura de um médico para fazer um exame de sangue para a confirmação.

Fibromialgia

Caracteriza-se por dores especificas pelo corpo que dá a impressão de ser em todo ele, a fibromialgia atinge na maior parte dos casos as mulheres.

Como aliviar as dores no corpo

Assim, alimentos que possuem ação analgésica são os melhores tratamentos para esses desconfortos. Veja abaixo esses tipos de alimento:

Alecrim

O alecrim também é muito utilizado para dores musculares, podendo ser utilizado o seu óleo essencial ou tomando o seu chá que também é muito eficiente.

Para fazer o chá é necessária uma rama de alecrim para 300ml de agua e fazer por infusão na agua um pouco antes de ferver e deixar por uns 10 minutos em descanso.

Chá verde para as dores

O chá verde não serve somente para emagrecer e sim para aliviar dores musculares por todo o corpo, sendo assim uma boa ideia para você estar tomando e recebendo entre outros benefícios.

O chá é feito em infusão, com três colheres de sopa para 200ml de agua quase fervida, deixe a mistura descansar por uns 7minutos.

Gengibre:

O gengibre é um alimento que possui a ação analgésica e que pode aliviar consideravelmente as dores no corpo.

Contudo, para utiliza-lo basta faze-lo em chá ou em pedaços curtidos em água. O chá do gengibre é feito da seguinte forma; em 200ml de agua coloque algumas rodelas de gengibre e ferva por aproximadamente por uns 8 minutos.   

Cravo da índia para as dores

O cravo da índia foi muito usado no passado por médicos chineses para tratar a dor nas articulações e com se descobriu um potente analgésico para dores muscular.

Pode ser utilizado como chá fazendo o seguinte; pegue 200 ml de agua e 4 cravos da índia e deixe ferver por 5 minutos aproximadamente ou até a agua tomar um tom amarronzado.

Salgueiro para dores

Antes de mais nada, o salgueiro é uma erva medicinal rica em salicina que depois de isolada tornasse acetilsalicílico que é o princípio ativo da aspirina, remédio o qual é utilizado para dores musculares.

Então, pode se estar preparando o chá do salgueiro que é feito da seguinte forma; uma colher de chá de flores de salgueiro seco para uma xicara de água fervida, deixe descansar depois coe e beba.

Essas foram as dicas, lembrando que é importante fazer o uso continuo dessas ervas para se ter um resultado agradável e esperado, pois, além de aliviar momentaneamente elas ainda tratam a fundo as inflamações que causam o desconforto.

É importante saber que, no caso de suspeita de alguma doença relacionada as dores no corpo é essencial à procura de um médico especialista para que ele possa estar passando um tratamento adequado no caso de alguma doença mais séria.

Então, vale sempre lembrar que qualquer reação adversa aos produtos naturais deve-se parar seu uso e procurar auxílio de um médico.

O artigo foi esse e espero que você encontre o alivio que você precisava para as dores no seu corpo de maneira eficiente e que você não gasta muito por isso. Por ultimo, não deixe de dar dicas e opinar sobre o artigo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*