A cólica menstrual é muito comum em mulheres jovens, mas pode acompanhar até uma boa parte da vida adulta da mulher. É uma dor muitas das vezes incapacitante e capaz de causar transtornos quando aparece. No entanto há dicas muito uteis que foram testadas por mim e que no meu caso resolveu.
A cólica menstrual ou dismenorreia como também é conhecida, ocorre quando o útero tenta expelir o endométrio em forma de sangue fazendo contrações. São essas contrações que provocam o desconforto e que em alguns casos é uma dor totalmente debilitante, podendo ocorrer enjoos, dor de cabeça, dor no corpo em geral, diarreia, queda de pressão e falta de apetite.
Contudo é importante saber que a cólica menstrual muito forte é sinal de que algo não anda muito bem com o seu corpo, então é recomendado ir procurar um ginecologista para te dar um tratamento necessário para o seu caso. As dicas que trarei nesse artigo é para aliviar as dores e desconfortos da cólica menstrual, no entanto se achar necessário, vá até um médico.
Quero compartilhar com vocês, alguns tratamentos caseiros para esse tipo de situação desconfortável e que seja eficiente e econômico para todas as mulheres que sofrem com esse tormento todo mês.
Por isso não deixe de ler até o fim e testar as receitas que passarei aqui para você. Lembrando é claro que a procura de um médico é indispensável em algumas situações pois, cólicas muito fortes podem ser sinal de:
Que geralmente comprometem com o sistema reprodutor feminino. Por isso, fique atenta e passe regularmente no seu médico ginecologista.
Caso não tenha uma bolsa de água quente, você pode estar utilizando uma garrafa pet, basta que você encha a garrafa com água quente (temperatura suportável para o corpo) e coloque sobre a barriga ou região onde se situa o útero. A água aquecida ajudara a relaxar a região dolorida proporcionando conforto e alivio imediato.
O chá de gengibre tem ação anti-inflamatória que ajuda a diminuir a dor, o chá deve ser feito da seguinte forma:
Uma colher se sopa de gengibre para 250 ml de agua, ele deve ser fervido durante aproximadamente 5 minutos, depois já em temperatura agradável junte o açúcar e pronto, é só beber.
O chá de camomila é um ótimo relaxante muscular o que influência também na cólica, pois o mesmo alivia as contrações e pode ajudar muito na hora do desespero. Para preparar é bem simples:
Uma colher de sopa de camomila para 250 ml de agua quente, misture a camomila com a agua e deixe tampado por aprox. 10 minutos.
Apesar de ser um tanto diferente, o chá de orégano tem ação eficiente quando se trata de cólica pois ele tem propriedades diuréticas, ajudando a eliminar toxinas do corpo e auxiliar no alivio da dor. O chá pode ser feito da seguinte forma:
Uma colher de sopa de orégano para uma xicara de agua, depois de fervida a agua o orégano deve ser acrescentado, deixando a mistura descansar por aproximadamente 5 minutos, por fim, tome ao menos três vezes ao dia para um resultado ainda melhor.
A folha de louro é rica em diversas propriedades benéficas para o nosso organismo, sendo uma dela propriedades analgésicas. O chá do louro é um grande aliado para aliviar a cólica e ainda tratar para que ela não venha (quando sempre consumido). Assim, para o preparo do chá, basta pegar duas folhas do louro para 200ml de Água, deixe ferver por alguns minutos e depois espere ficar em uma temperatura agradável para tomar.
Lembrando para não pegar friagem e também não beber ou consumir alimentos gelados, pois os mesmos podem fazer com que a contração no útero fique cada vez mais forte, opte por algo quente se possível e em caso de clima quente, opte por coisas em temperatura ambiente.
Portanto, evite ao máximo alimentos gordurosos e baixos em nutrientes, aposte em fibras e alimentos ricos em vitaminas, não esqueça de sempre estar praticando exercícios que também auxilia e muito o alivio da cólica menstrual.
E por fim, não esqueça de experimentar as receitas e dicas, se ficar feliz com o resultado passe a diante para suas amigas, ou com qualquer mulher que esteja passando por uma situação desconfortável de cólica menstrual. Receitas caseiras podem ser tão eficientes quanto remédios industrializados, além de serem mais baratos também.