Dicas para conviver bem com Diabete

Aprenda algumas dicas super uteis para se conviver com a doença do diabete sem muitas dores de cabeça e de maneiras bem praticas que podem ser adotadas em seu dia-a-dia.

Conviver com uma doença como o diabetes não é fácil, especialmente por que é uma doença que obriga a mudar completamente os hábitos cotidianos das pessoas, e que por sinal não tem idade para aparecer a doença.

Diabetes

O diabete é uma doença crônica que faz com que o pâncreas não produza insulina suficiente para o corpo, ou até mesmo não seja utilizada de maneira eficaz.

A insulina é um hormônio presente no nosso corpo, que ajuda quebrar as moléculas de glicose para depois transforma-la em energia para cuidar da manutenção das células.

Em casos mais extremos o diabete pode levar uma pessoa a serias complicações de saúde. Isso por que se a glicose que ingerimos não for transformada em energia suficiente para a manutenção das células, as mesmas não terão a função de proteger nosso corpo e com isso até um pequeno machucado pode se transformar em um problema sério para a pessoa que tem a doença.

No entanto há dicas que podem te auxiliar e muito na hora de conviver com essa doença que assola 1 a cada 11 pessoas no mundo. Basta você continuar comigo que te darei dicas valiosas para você conviver com a doença.

·       Exercícios físicos são fundamentais

A pratica de exercícios físico ajuda a equilibrar os níveis de glicose no sangue e com isso previne uma série problemas causados por fruto da doença como; sedentarismo, obesidade, sobrepeso entre outras coisas que podem dificultar ainda mais a vida de quem tem diabetes. Claro que vale citar algumas recomendações importantes, não se deve fazer o exercício se a diabete estiver muito alta, e a pratica de exercício devem ocorrer três vezes em uma semana, sem cometer nenhum exagero.

·       Boa alimentação – diabete

É muito importante o consumo de frutas, alimentos integrais como o arroz, farinha e o pão. É importante tornar as refeições um momento prazeroso pois para sentir o sabor do alimento não te fara querer comer coisas que te façam mal. Então sempre que for se alimentar pense sempre nos benefícios que aqueles alimentos estão te proporcionando.

É fundamental mudar maus hábitos alimentares, mas sem dúvidas deve ser banido da lista dos diabéticos alimentos que contenham muito açúcar tais como; doces, massas, frituras, e alimentos que não agregam algum benefício a saúde.

·       Controle o estresse

Pessoas que tem a doença tendem a ser estressadas devido a alimentação regrada e aplicações de insulina. É importante fazer algo para que o estresse seja controlado pois segundo pesquisas feitas em algumas universidades, a diabetes do tipo 1 pode evoluir para o tipo 2 devido ao estresse excessivo.

Por isso é muito importante que você viva de bom humor, procure fazer as coisas que gosta como por exemplo ir a passeios ou ler um livro, faça as coisas que tem prazer em fazer.

Então vale ressaltar que para se manter bem e com a diabete regulada são necessários alguns cuidados especiais para com o corpo. Dessa forma será bem mais fácil conviver bem com a doença. Assim, aqui trarei algumas dicas caseiras para auxiliar no tratamento da doença. Confira a seguir:

Alimentos que auxiliam no tratamento

Dente de leão – diabete

Essa planta muitas vezes confundidas como ervas daninhas são na realidade um poderoso remédio natural para diabéticos, visto que ela abaixa os níveis de açúcar no sangue de maneira eficaz. Além de também possuir em seus componentes uma substancia chamada inulina que ajuda a produzir insulina, visto que ela produz um açúcar que não metaboliza ou seja não eleva o nível de glicose no sangue.

Sendo assim se torna mais um potente alimento para quem tem diabetes.

Modo de preparo- basta apenas adicionar duas colheres da planta em 1 litro de agua quase fervida e deixar descansar por uns 10 minutos, depois basta coar e beber. Uma xicara ao dia já te ajudará bastante.

Canela – diabete

Então, a canela contém em sua composição uma diversidade de benefícios para o nosso organismo, isso se deve a quantidade de antioxidante flavonoides que compõem a canela. Mas ela é conhecida também por melhorar a sensibilidade com a insulina, sendo então um complemento em escala para a dieta de uma pessoa com diabete. Além de ser um ótimo condimento e com aroma maravilhoso.

Modo de preparo- 1 a 2 paus de canela por litro de água. Junte a canela na agua e depois coloque na geladeira, vá bebendo ao longo do dia. Não é muito aconselhado para mulheres gravidas, por isso antes do consumo a mulher deverá passar com seu médico.

Camomila- diabete

A camomila é um ótimo calmante e pode prevenir até mesmo o estresse causado no dia-a-dia. Além disso a planta possui propriedades capazes de reduzir bem os níveis de glicose no sangue, ajudando a manter o equilíbrio da glicose no organismo, ela também auxilia na recuperação das lesões causadas nos vasos sanguíneos, é facilmente encontrada em lojas de produtos naturais.

E por fim, modo de preparo- para preparar o chá é bem simples, basta apenas colocar uma colher do chá em uma xicara de água, a água deve ter sido aquecida até um poupo antes de levantar fervura, depois é só coar e beber.

Lembre-se sempre que o diabete é uma doença seria e por isso merece todos os cuidados necessários, não desanime e trate a doença da melhor maneira possível. Mas nunca se esqueça de obedecer a todas a recomendações medicas estabelecidas.

As dicas foram essas, não esqueça de comentar e deixar suas duvidas, pois assim que possível estarei respondendo.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*