Saiba como jogar truco em alguns minutos

Não é de hoje que muitas pessoas têm me dito que não sabem jogar esse jogo tão conhecido no brasil pois é truco.

No entanto ele não é difícil de aprender e pode ser aprendido em alguns estantes que serão o tempo que necessita para ler este artigo.

Primeiramente o truco foi um jogo desenvolvido na Inglaterra e que foi trazido para o brasil enquanto os bandeirantes exploravam o território de minas e era popularmente conhecido como um jogo de aposta que era muito arriscado na época.

Antes de mais nada, o dia mundial do truco é o dia 10 de julho e é o dia onde se acontece diversas apostas e campeonatos do jogo no brasil, como se sabe ele é muito popular e tem algumas modalidades que são as mais conhecidas, como por exemplo:

Truco mineiro/paulista

Ele pode ser jogado de 2 a 4 pessoas

E funciona da seguinte maneira; primeiramente é necessário ver as duplas que irão jogar juntas, se for jogar em 4 pessoas.

As regras

As regras funcionam da seguinte forma;

Embaralha as cartas, depois em sistema rotativo para a direita você dará o baralho para o seu adversário cortar.

Distribua as cartas para os jogadores, no entanto é importante dar a primeira carta para o adversário a sua direita. Não esquece de mencionar que três cartas segue o jogo, para ter certeza que todos receberam 3 cartas cada um.

A sequência de cartas da Menor para a Maior é a seguinte:

4 – 5 – 6 – 7 – Dama (Q) – Valete (J) –Reis (K) – A – 2 – 3 – Manilha

As manilhas são definidas por força na seguinte escala da Mais Forte para a mais fraca:

Paus (zap preto) copas (coração vermelho) espada (espadilha preto) ouro (miúdo vermelho)

O casal maior é paus e copas

O casal menor é espada e ouro

Casal preto é zap e espada

Casal vermelho é copas e ouro

O sistema de tombo é o seguinte:

Tombou o 4 valerá o 5

o 5 valerá o 6

o 6 valerá o 7

o 7 valerá a Dama (Q)

a Dama (Q) valerá o Valete (J)

o Valete (J) valerá o Reis (K)

Reis vale o A

A vale 2

2 vales 3 (ou 4 no sistema paulista)

Assim, as três ultimas cartas são as maiores depois das manilhas que são do A mais fraca que 2 que é mais fraca que o 3 que é a maior do baralho depois das manilhas.

O sistema de pontos no truco funciona assim:

Sem pedir truco: 1 ponto

Truco: 3 pontos

Contudo, depois os adversários irão decidir se aceitaram o truco, se não estiverem com boas cartas eles colocaram a suas cartas de volta ao monte dos baralhos, caso queiram aceitar eles podem pedir 6, que começará a valer 6 pontos. Depois podem revidar com um nove e os adversários com o 12 que é o número total de pontos para ganhar a partida.

Veja a explicação novamente;

Dupla 1 pede truco

2 pede 6

Dupla 1 pede 9

2 pede 12

O que é facão?

Facão é pedir truco ou aceitar sem ter nada em mãos, com o intuito de intimidar os adversários para fugirem da partida e dar o ponto para eles, nem sempre dá certo, pois pode ser que os adversários peçam 6 e ganhem a rodada.

Enfim, quando o total de pontos de uma das duplas chegar em 11 (um número antes de ganhar) as duplas podem ver as cartas uma das outras e decidir se querem ir ou não.

Neste caso quem está perdendo não pode fugir. Caso a dupla 1 (que está com 11) for querer jogar, se ganharem levam a partida, se perderem eles dão três pontos para os adversários que seriam a dupla 2.

E por fim, é muito importante saber que a essa altura do jogo JAMAIS se pede TRUCO quem pedir, PERDE no mesmo ato mesmo estando com 11. E os adversários também não pode pedir se não perderá.

Essas foram as regras mais importantes para se jogar o jogo, conforme for jogando você aprendera a dar sinal das cartas que tem em mãos para os seus parceiros, os sinais mudam de região para região. Então, espero que tenha aprendido a regra básica e consiga jogar tranquilamente com seus amigos e familiares.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*