Saiba como melhorar a sua vida financeira

É muito importante saber lidar com a sua vida financeira, para que dessa forma você possa reverter a sua situação de vermelho para azul, utilizando essas dicas que preparei para você que deseja ter controle nas suas finanças.

Primeiramente é necessário você estar aberto a mudanças, pois a maior parte e talvez a mais difícil é quando temos que mudar certos hábitos do nosso dia-a-dia. Como por exemplo fazer compras desnecessárias em horas que não há necessidade.

Mas é claro que se há força de vontade você conseguirá, então segue as dicas para mudar hábitos consumistas:

Mude a si mesmo

Parece ser algo bastante complicado, mas se há retorno não existe dificuldade que possa parar a sua determinação.

Pense bem antes de gastar

Antes de sair de casa, calcule tudo o que precisará gastar seu dinheiro e se será necessário fazer alguma refeição, pagar um transporte, para ter controle. É importante saber disso para evitar levar dinheiro a lugares que não é necessário comprar nada ou levar somente o que for necessário.

Coma bem antes de sair

Uma pessoa com fome não sabe calcular necessidades, ela só vai querer encher a sua barriga. Então estará totalmente a mercê das necessidades fisiológicas, e então surge a conta do Fast Food, do lanche na padaria, os biscoitinhos enfim uma infinidade de coisas que somadas no fim do mês se tornam um absurdo. Então se você tem o habito de sair sem comer eu recomendo que perca o habito.

Faça metas

Tenha suas metas prontas e fale para a sua família que vai economizar, dessa forma será um incentivo a mais para que você queira continuar. O fato das pessoas duvidarem das nossas capacidades nos faz querer continuar nosso proposito firmemente.

Se possível ganhe

Não seja você o amigo que banca tudo, de vez em quando não faz mal, mas isso pode virar costume para os seus amigos. Então comece a dizer que só tem uma pequena quantia para gastar e para os amigos ajudarem, ou também diga que está sem dinheiro e se possível seja bancado.

 Não tenha preguiça

Não pode haver preguiça na hora de calcular seus gastos, isso porque é muitíssimo importante que você tire um tempo do seu dia para que possa fazer o gasto de tudo o que você gastou e mantenha as coisas nas rédeas. O maior erro de uma pessoa endividada é sem dúvida não tirar um tempo para calcular seus gastos.

Necessidade ou vontade?

Saiba identificar se o que está comprando é sua vontade ou sua necessidade, muitas vezes confundimos o que é o significado dos dois e acabamos por fazer nossas vontades e deixar as prioridades, por isso pense bem nisso antes de consumir.

Agora vamos paras as dicas que te farão economizar bastante e te tirar do vermelho de uma vez por todas, veja abaixo:

Dicas para economizar

Cartão de crédito escondido  

Infelizmente o cartão tem de ser cortado da sua vida enquanto tenta economizar. Dentre vários motivos o mais importante é saber que o dinheiro não é seu. E se não tiver cartão, nada de faturas para pagar, nada de anuidade e o melhor nada de dor de cabeça.

Compras do mês só com uma listinha

Uma das coisas que tem tirado o sono de muitos brasileiros é o valor que suas compras têm ficado no supermercado. De fato, a alimentação tem estado lá nas alturas, mas isso não é desculpa para mesmo assim você não conseguir economizar. Ao ir no mercado tenha tudo anotado, e pegue o necessário para cobrir o mês. Ir sem uma lista fará com que você gaste mais e pior sem levar o que é realmente necessário.

Devagar e sempre – vida financeira

Pagar as contas é essencial, mantê-las em dia então nem se fale, é importante fazer de tudo para manter suas contas em dia. A dica é, antes de comprar coisas que não conseguirá pagar, pense e decida qual é a prioridade, e então aos poucos vocêterá adquirido tudo o que precisa só que sem dever nada.

Seus gastos devem ser iguais ao seu salário – vida financeira

Se você ganha X, não poderá gastar Y. Principalmente se o que deseja é mudar sua vida financeira. O erro de muitas pessoas inadimplentes é gastar mais do que ganha, pois está claro que a mesma não vai conseguir manter seus gastos a mais, virando então um devedor.

Poupança existe para usar – vida financeira

Estipule um valor para guardar, pois é essencial para você mudar de vida, isto por que você se sentira mais tranquilo sabendo que se precisar em uma emergência você terá o dinheiro. Tire nem que seja 10% do seu ganho mensal e então você verá como daqui uns anos você terá um capital muito bom.

Nada de fazer pequenos gastos – vida financeira

Uber, pizza, uma coisinha da loja de 1,99, ou qualquer outro gasto por mais pequeno que pareça deve ser considerado. Supondo que você gaste uns R$10,00 por dia com algumas coisinhas deste tipo, em aproximadamente um mês serão 300 reais, em um ano serão 3.200 contando o mês com 30 dias. Com esse dinheiro você consegue comprar até um móvel novo na sua casa e sem parcelar. Então por que não guardar ao invés de gastar atoa.

A economia não deve ser vista como uma pedra no sapato e sim como um alivio que você está fazendo para você mesmo. Afinal quanto maior sua economia for, mais tranquilo a respeito as suas contas você estará.

Contudo para a mudança na sua vida acontecer para valer é necessário que você passe por mudanças drásticas em sua rotina e pode ter certeza que os resultados serão muito satisfatórios. E logo você sairá do vermelho e irá direto para o azul.

Portanto deixe de comentar suas dúvidas e deixar suas sugestões para novos artigos que você iria gostar de ver por aqui.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*