Dicas de como tratar os sintomas da gripe em casa

Não existe desespero maior do que ver uma pessoa espirrando ou com sintomas fortes de gripe próximos de nós. Isso acontece porque, quando estamos próximos de uma pessoa com gripe, é bem provável que a próxima vítima sejamos nós e por esse motivo é fundamental ter o corpo preparado quando a gripe bater em nossa porta! Portanto fique atento as dicas e aprenda alguns truques caseiros para mandar embora os sintomas da gripe. Então segue comigo!

Primeiramente é importante saber como funciona os sintomas da gripe, para depois trata-la corretamente. A gripe é gerada através do contato com o vírus transmissor, e os sintomas podem surgir até três dias depois de estar em contato com uma pessoa com o vírus da gripe. Veja logo abaixo os sintomas que podem surgir:

Sintomas da gripe

Os sintomas podem variar devido a intensidade que a gripe pode chegar até você, portanto se você está com uma gripe comum, normalmente os sintomas são:

  • Febre, normalmente entre 38° podendo chegar até 40°
  • Dores de cabeça (dor que incomoda, porém suportável)
  • Calafrios (sensação de frio, mesmo com o corpo quente)
  • Tosse
  • Espirros
  • Nariz escorrendo
  • Dor de garganta
  • Dores musculares (em geral é mais comum dores nas costas e pernas)
  • Perda de apetite

Se você está com esses sintomas é bem provável que você contrário o vírus da gripe e por uma questão de bom senso é importante que não passemos a diante o vírus, fazendo com que outras pessoas sofram com a gripe, que se trata de um grande desconforto que pode durar de 2 a 7 dias. Portanto veja como evitar transmitir o vírus por aí;

Como evitar transmitir o vírus

Primeiramente é importante você fazer essas dicas se transformarem em regras na sua vida, pois se não quando você menos esperar pode estar espalhando o vírus por aí. Eu aprendi isso da pior maneira, pois consegui pegar gripe uma em seguida da outra, pois, primeiro passei para minha irmã, que depois que eu já havia melhorado ela me passou de volta (rsrs). Então se ligue nas dicas:

Não espirre abertamente

Não seja o tipo de pessoa que espirra sem proteger a boca e nariz. Primeiramente o nosso espirro tem a velocidade de 160 km/h além disso ele pode atingir uma área de 22,30m de distância por segundo. Portanto quando sentir a necessidade de espirrar é fundamental que você utilize um lenço ou se não tiver um no momento, utilize o seu cotovelo, por exemplo dobrando os braços e espirrando nas juntas.

Não espirre em sua mão e depois vá passando ela por aí

É importante que você não passe o vírus adiante, portanto não espirre de maneira nenhuma em suas mãos, e se por acaso assim fizer trate de lava-las rapidamente. Isto porque passamos a nossa mão em praticamente em todos os lugares que passamos e é através dela que o vírus se espalha rapidamente.

Evite compartilhar objetos

Não compartilhe objetos como copo, talheres e coisas semelhantes. A gripe é um vírus que se propaga rapidamente e por esse motivo é importante evitar compartilhar objetos, para que dessa forma ninguém além de você fique com o vírus.

Lave as mãos constantemente

Mesmo que não espirre em suas mãos, é bem provável que você manipule os lenços ou até mesmo espirre em suas mãos enquanto dorme. Por esse motivo é muito importante que você fique com as mãos lavadas o tempo todo. Lave desde as mãos até o cotovelo se possível.

Tenha lenços por perto

É importante que você tenha lenços para te auxiliar nessa batalha contra o vírus da gripe, um porque é ele que você irá utilizar para não espalhar a gripe por aí; o motivo dois, é que evita constrangimentos como nariz escorrendo e outras situações desconfortáveis. Então trate de ter lencinhos por perto.

Contudo, agora vamos para a parte na qual tratamos esse problema, pois ninguém merece ficar parecendo um zumbi perto das pessoas. Há alimentos muito bons para tratar a gripe, caso te falte um remédio para o tratamento da gripe, portanto continue a ler e saiba o que você pode estar utilizando:

Tratamentos para os sintomas da gripe:

Conheça as dicas e preparos que podem ser feitos para tratar os sintomas da gripe, de modo que você possa melhorar de maneira eficiente e rápida, segue abaixo:

Respire o vapor de agua

Esquente a agua e depois coloque em uma pequena bacia, depois você utilizará uma toalha para concentrar todo o vapor que sair dela até o seu nariz, assim como mostra a imagem. Fique dessa maneira por alguns minutos, até sentir o nariz descongestionando. Para uma melhor eficácia, coloque umas folhas de hortelã ou eucalipto para que o efeito seja mais rápido.

Agua com sal

É muito eficiente para destrancar o nariz, minha mãe utiliza o método para tratar de sinusite também. Basta esquentar a agua até o ponto de morna e em seguida colocar um pouco de sal (uma colher de café para um copo de 200ml de agua) e depois com o auxílio de uma seringa ou dosador de gotas (tipo aquele do rinosoro) pingue o preparo diretamente dentro do nariz.

Chá de alho

O alho possui muitos benefícios e por esse motivo é que ele pode ser utilizado para tratar de gripes e resfriados. O alho possui ação antiviral e analgésica, que trata a gripe em si, as dores no corpo e na cabeça. Para o preparo você vai utilizar três dentes de alho para uma xícara de água. Aproveite e acrescente uma colher de mel e um suco de meio limão, pois essa combinação se torna superpotente contra o vírus. Aproveite para ler os benefícios do alho para a saúde.

Chá de gengibre

O gengibre é utilizado como tratamento para a gripe desde muito tempo, isso porque assim como o alho ele possui ação analgésica que combate a dor no corpo. Além disso o gingerol presente no gengibre possui elementos anti-inflamatórios que podem ser bem útil contra as dores de cabeça. Além de ajudar a cortar a febre e a sensação de calafrios.

Agua sempre…

Não se esqueça de se manter sempre hidratado, independentemente se está com gripe ou não. No entanto se estiver, é importante ingerir ainda mais a água, sendo recomendado cerca de 2 a 3 litros por dia. É difícil tomar água o tempo todo quando não se tem disposição para nada, no entanto é importante para que melhore logo, afinal você estará se hidratando e mantendo seu corpo saudável. Além de que o consumo de água é importante para o sistema imunológico funcionar corretamente. Aproveite para ler benefícios de beber água corretamente.

Outras dicas para tratar os sintomas da gripe

Tenha uma boa alimentação, de preferência rica em vitamina C e minerais que sejam fundamentais para o bom funcionamento do nosso sistema imunológico, visto que uma vez enfraquecido ele pode nos deixar suscetíveis a contrair com maior facilidade esses vírus. Portanto cuide da alimentação!

Evite pegar friagem, pois o choque térmico do corpo quente com o ar gelado pode ser um fator decisivo na intensidade que estará a gripe em nosso corpo. Contudo lembre-se de se manter quente e longe de corrente de ar.

Contudo essas foram as dicas e espero que você possa melhorar relativamente esse desconforto causado pela gripe de maneira rápida e eficaz, utilizando essas dicas que para mim funcionam muito bem. No entanto se deseja algo mais simples, um remédio muito bom que eu utilizo de vez em quando se chama Cimegripe e possui uma capsula metade vermelha e metade amarela.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *